Histórico do Projeto









 

Ano 2002-2004 - No ano de 2002, a Prefeitura lançou o Plano Urbanístico da Região Oceânica de Niterói (PUR-2002), confirmando a vocação turística da região e em particular do Engenho do Mato, com suas características, até então bucólicas e interioranas, além das extensas áreas verdes.

Naquele momento percebemos ser necessário fazer algo, tomar uma atitude que corroborasse as intenções existentes somente no papel, visto que, devido às características da região e da própria importância da cidade, como referência às cidades do entorno, seria inevitável o crescimento urbano e a subseqüente ocupação e o crescimento vegetativo com a consequente exclusão da população local no processo, via especulação imobiliária.

Conhecedores da região desde 1992 e prevendo as demandas futuras, da Petrobrás em toda a região, levou-nos a aprimorar, como veio sendo feito ao longo do tempo, o Projeto Estação Ambiental Charles Darwin, que assim passou a ser chamado em 2007, fruto até então de um movimento anterior, o GREEM – Grupo de Revitalização Ecológica do Engenho do Mato, articulado por moradores e simpatizantes, que se fazendo representar, focaram em algumas ações estruturais. 

- Atuaram em diversos atos institucionais e Políticos junto aos Órgãos e Poderes Públicos envolvidos, fazendo denúncias ao Ministério Público, embargando obras públicas equivocadas, feitas em corpos hídricos e nascentes de rio e também os desmatamentos.

- Discutiram opções de pavimentação e drenagem, até hoje não realizadas, criaram e apoiaram iniciativas locais, de sensibilização dos moradores e comerciantes, no que tange às necessidades locais de infra-estrutura e oportunidades que fossem alternativas à mudança de estilo e qualidade de vida, que certamente seria afetada.

- Debateram a questão dos resíduos ali gerados e sua coleta seletiva, distribuindo 84 coletores seletivos para o comércio local, auxiliando o poder público, na conscientização geral.

- Participaram com a Associação de moradores, na busca de opções de desenvolvimento para a região e em particular para a localidade, entre outras ações desenvolvidas ao longo do tempo.


Ano 2005-2007 - Com a tão esperada demarcação do Parque Estadual, fruto de uma luta longa iniciada por moradores em 1991 e apoiada pela população há mais de 20 anos, e a entrada na pauta da agenda do País, dos temas ambientais, permitiu que em 2005 o Parque fosse demarcado pelo Governo do Estado, obtendo seus limites definitivos em 2007, alterados posteriormente para sua ampliação. Com o lançamento pelo Governo federal em 2007, dos levantamentos realizados a partir da passagem do naturalista Charles Darwin pela região (AEIT-EM), solicitado ao mesmo pelo British Council, o Conselho Britânico, em função da comemoração do Bicentenário de Darwin, demonstrou-se de forma inequívoca a perenidade da vocação turística local para a ciência, o meio ambiente, a tradição, a história e a cultura, únicas em nossa cidade, além do Caminho Geológico também ali existente e já criado pelo Governo do Estado, permitindo-nos incluir assim tais temas na pauta do projeto, determinando-lhe a partir de então um novo foco, dando início às visitas conduzidas pelo projeto no Caminho de Darwin e no Caminho Geológico, com Universidades, Escolas e turistas em geral, que ocorrem até hoje.


Ano 2008-2010 - Através de uma nova política urbanística que se tentou implantar desde 2006, sem sucesso, por parte do governo municipal, na região do atual circuito turístico, destituindo-lhe as características de Área de Especial Interesse Turístico, sua característica turística e bucólica, ignorando parâmetros ambientais, já em elaboração para a região, tendo ainda todas as questões levantadas pelas comemorações do Bicentenário de Charles Darwin, levou-nos em 2009 a encaminhar com sucesso e votação unânime na Câmara Municipal o Projeto de Lei n° 083/2009, que virou a Lei 2699/2010, que criou e instituiu o Circuito Turístico Caminho de Darwin na cidade, na antiga AEIT–Engenho do Mato - PUR-RO/2002, garantindo assim alternativas para a região e moradores, incorporando-a a Região Oceânica da cidade de forma efetiva, a partir de suas características tradicionais.

Foi realizado também neste ano em conjunto como DRM-RJ e o INEA-RJ/ PESET, o 1° Treinamento de toda equipe e convidados, como condutores/multiplicadores para o pólo. Também tivemos participação efetiva nas festas de aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca, figurando em sua programação, além de participação nas comemorações do Bicentenário, nos eventos Municipais e Federais, com palestras e visitas guiadas ao Caminho de Darwin, agendadas nas respectivas pautas.

Realização em 2009 do 1° Levantamento de dados e reconhecimento de campo dos 120.000 m2 do circuito turístico, criando um diagnóstico dos efeitos da mudança equivocada de rumo, corrigida pela lei aprovada.

No final de 2010,  o Projeto recebeu a Certificação do Governo do Estado - Secretaria Estadual de Cultura - Lei de Incentivo Fiscal - DOERJ - n°  11056088 - 23/12/2010.







Ano 2011-2012 - Em função das oportunidades que apontou e de todas as pressões urbanas impostas pela expansão da área metropolitana, obtivemos sucesso na aceitação do Governo Municipal das propostas do projeto para a região do Circuito Turístico Caminho de Darwin, conseguindo realizar, mediante levantamentos existentes e a oportunidade apresentada pela elaboração do plano de manejo do Parque Estadual, (no qual conseguimos incluir toda a AEIT – Circuito Turístico Caminho de Darwin, como área de interesse histórico e cultural perante o Governo do Estado), sugerir o Projeto de Lei n° 0362/2011, que propôs o Tombamento Imaterial do Patrimônio Histórico, Cultural, Científico, Ambiental e Geológico, via município, de todo o vale que compreende o circuito turístico na cidade. 

Também foram aceitas as Indicações Legislativas, elaboradas pelo projeto, feitas para incluir no circuito turístico na cidade, uma ciclovia em toda a sua extensão e adjacências e o necessário estudo para sua implantação, como também a que determinou uma área para a implantação da sede do pólo turístico às portas do parque, garantindo assim infra-estrutura básica municipal. 

Realizou-se em 2012, o 1° Curso de Condutores em Ecoturismo do Caminho de Darwin, em parceria com o DRM-RJ, que certificou juntamente com o projeto o curso, com carga horária de 20h, apoiado pela Administração do parque – PESET/INEA. Participação na Audiência Pública que discutiu e aprovou a anexação da Reserva Darcy Ribeiro ao Parque Estadual. Realização do 2° Levantamento de dados do Circuito Turístico, em maio de 2012, constatando os novos investimentos privados, acarretados pela aprovação da lei 2699/2010 e o início da instalação efetiva da unidade de conservação e infra-estrutura do parque estadual e a revitalização de seu entorno e da referida AEIT-EM, hoje circuito Turístico Caminhos de Darwin.

Dessa forma contribuímos para preservação da história em nossa cidade!!! Venha conhecer, participar, conferir e cobrar dos governantes a aplicação das leis aprovadas pelos representantes do povo na Câmara Municipal.

Finalmente em 2013, a Prefeitura de Maricá, após três anos de conversas, decretou o Tombamento da fazenda Itaocaia e criando ali o Memorial Charles Darwin, finalizando a regionalização do pólo turístico proposto pelo projeto.

Fevereiro de 2015 é lançado pelo INEA o plano de manejo da Unidade de Conservação, dando início a um novo desafio, tendo como meta a sua implantação, garantindo ainda mais a Preservação da Serra da tiririca e do pólo turístico Caminho de Darwin.

Link Engenho do Mato:
http://goo.gl/iCmoH9

LinkFazenda Itaocaia: http://goo.gl/Fpx2QQ

Link do Pólo : http://goo.gl/sFtAYg


                                
                        Saudações Darwinianas


Projeto Estação Ambiental Charles Darwin